É com shawarma de carne de frango halal que o Brasil, já líder mundial desta proteína, quer servir ainda mais mesas neste ano mundo afora. O prato será oferecido junto com shawarma de carne de pato e omelete no pavilhão brasileiro da maior feira de alimentos do Oriente Médio, a Gulfood, que ocorre de 20 a 24 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No cardápio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e ApexBrasil, que organizam a iniciativa, está o desejo de reforçar a relação com clientes e abrir novos mercados.
Além da degustação, a parceria entre as entidades levará 22 empresas à feira, entre elas, duas gaúchas, para trocarem contatos e começarem negociações. O grupo é 10% maior que o trazido no ano anterior, assim como o estande, que deve crescer 20% e se concentrar numa área superior a 450 metros quadrados.
Diretor de mercados da ABPA, Luis Rua justifica o otimismo e a vontade do setor brasileiro em expandir a liderança nesse mercado:
— A Arábia Saudita está voltando a comprar carne de frango no Brasil, os Emirados Árabes já são o segundo maior mercado do país e Catar, Kuwait e Egito também têm boas perspectivas. Enfim, o Brasil continua sendo visto como um parceiro seguro e estável para se fazer negócios na área. Temos que aproveitar.
Representando o Estado, a Dália, do Vale do Taquari, participa do evento pela segunda vez consecutiva. Porque, na avaliação de Igor Weingartner, responsável pela área comercial e vice-presidente-executivo da empresa, é “uma das feiras mais importantes do setor de carne de frango”.
— No último ano, nós fizemos uma série de contatos. De novo, queremos conversar com clientes que já nos conhecem e, principalmente, fazer novos negócios— acrescenta Weingartner.
O mercado halal é expressivo. Das 4,8 milhões de toneladas de carne de frango exportadas pelo Brasil no ano passado, quase 2 milhões foram de frango halal.
No caso da Dália, do total exportado pela empresa (10% do total produzido), quase 40% leva também esse certificado.
*Colaborou Carolina Pastl