Eles são pequenos no tamanho, mas gigantes no potencial. Apesar de ainda pouco conhecidos no Brasil, os microverdes ganharam espaço. Nos últimos dois anos, a venda de sementes triplicou, chegando a 5 mil quilos por ano, conforme a única empresa nacional a produzi-las, a gaúcha ISLA Sementes.
O que caracteriza esse tipo de vegetal é a etapa em que são consumidos, ainda “jovens”, após a fase broto e antes da fase baby leaf — e por isso o aspecto “micro”.
Andrei Santos, diretor de planejamento estratégico da ISLA, entende que três fatores ajudam a explicar o crescimento desse mercado. A começar pela facilidade e rentabilidade:
— Como são vegetais consumidos antes da sua fase “adulta”, são colhidos de sete até 21 dias após o semeio, enquanto que uma cebola, por exemplo, leva 180 dias para ser colhida. Esse tempo curto de vida acaba exigindo menos nutrientes e não precisando de agrotóxicos, já que não chegam à fase onde são acometidos por pragas — detalha.
O número de produtores no país é um indicativo do interesse no cultivo. Segundo a empresa, hoje são mais de 500. Em 2019, havia pouco mais de 50. A facilidade de manejo tem estimulado o crescimento de fazendas verticais indoor, cultivo hidropônico e em bandejas de cerâmica. Por isso, na visão do dirigente da ISLA Sementes, são propícios à agricultura urbana, vista como uma tendência. Outro ingrediente da expansão, elencado por Andrei, vem da alta gastronomia:
— Setenta por cento dos pratos feitos em programas culinários de televisão levam microverdes o que tem nos ajudado a divulgar esse alimento — conta, acrescentando que sabor e valor nutricional contribuem para esse maior uso.
Saiba mais
- Microverdes são quaisquer vegetais consumidos jovens, após a fase broto e antes da fase baby leaf
- Alface, cebola, cenoura e couve podem ser microverdes
- Possuem alta concentração de vitaminas, minerais e antioxidantes
- São vendidos tanto como “salada viva”, em bandejas, ou cortados em mix, em embalagens fechadas
- O preço é maior do que o do vegetal completamente desenvolvido. Exemplo: um microverde de cenoura é mais caro do que a cenoura em si
*Colaborou Carolina Pastl