Novidade encurta o caminho entre produção e consumidor em Porto Alegre. A Urban Farmcy instalou um módulo dentro do hipermercado Bourbon Country. A tecnologia permite que sejam cultivados ali mesmo os microverdes (microgreens), vegetais colhidos dentro de sete a 10 dias, quando a planta está em sua máxima capacidade nutritiva. O sistema também é livre de agroquímicos.
— Colocamos uma fazenda urbana dentro da seção de hortifrúti. Tem uma série de recursos, hídricos, de iluminação e alimentação da planta para cultivar o microverde. A gente transforma espaço que era de consumo em local de produção — explica Matheus von Mühlen, diretor da Urban Farmcy.
Na prática, o consumidor levará para casa saladas prontas de microverdes, cultivadas no módulo instalado no súper e em outras unidades da marca, que também tem restaurante, no bairro Moinhos de Vento. Segundo o diretor, a produção mensal hoje está em 500 quilos, o que equivale a cerca de 10 mil pratos de salada. Na fazenda urbana do Bourbon são produzidos microverdes das variedades de rabanete, couve e rúcula.
Dentro de oito meses, a expectativa é de que a colheita possa ser feita "na hora". Também há previsão para instalar mais quatro unidades desse tipo em locais da Capital. Outra meta é tentar deixar o preço mais acessível — hoje, o valor é cerca de 20% superior do que prato de salada desenvolvido no sistema convencional.
— Por ser mais raro, tem maior valor agregado. Nosso objetivo é baratear cada vez mais esse custo, aumentando produção — completa von Mühlen.
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.