Famosa marca de condimentos, a Heinz deu um passo à frente para o futuro dos produtos. São as maioneses, que estão chegando agora para as gôndolas de supermercados em todo o Brasil com selo internacional de bem-estar animal estampado em suas embalagens. Para além de um novo design, significa que, a partir de agora, a multinacional Kraft Heinz só fabricará o produto da marca no país com ovos de origem caipira, ou seja, de galinhas poedeiras criadas em um sistema chamado “free range” — diferente do modelo tradicional, onde as aves são criadas em sistema de confinamento intensivo.
— É um manejo humanizado nas granjas para que as galinhas possam expressar o seu comportamento natural (similar ao livre de gaiolas, mas não idêntico): soltas, com acesso a áreas externas e garantia de medidas mínimas de espaços, acesso e poleiros. Seus alimentos também não tem promotores de crescimento — explica Luiz Mazzon, diretor na Certified Humane Brasil, certificadora que monitora as propriedades que fornecem ovos para a marca.
Mas, para que isso tudo pudesse acontecer, a Kraft Heinz começou dois anos antes. Marília Zanona, gerente de inovação da empresa, conta que, inicialmente, não havia no Brasil fornecedores de ovos de origem caipira para suprir essa demanda. Foi feito, então, um trabalho de localizar produtores e apoiar a expansão da sua produção. Além de auxiliar nisso, a certificadora fica com as avaliações e vistorias, no mínimo, anuais aos produtores para manter a certificação e garantir rastreabilidade dos ovos.
— Hoje em dia nós sabemos que o consumidor não faz mais opção de compra pensando apenas nos benefícios do produto. Ele leva em consideração também a empresa e o quão responsável a marca é, em diversos aspectos — justifica Marília, da Kraft Heinz.
A iniciativa faz parte de uma das metas globais de ESG da Kraft Heinz até 2025. Além dos ovos para a maionese, a empresa também quer reduzir o consumo de água e de energia elétrica nas suas indústrias e passar a comprar apenas tomates de propriedades sustentáveis para o seu ketchup.
*Colaborou Carolina Pastl