A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Vegetarianos e veganos com certeza já consumiram ou encontraram pelos supermercados produtos como salsicha de soja ou bife de tofu. A denominação desses produtos fazendo associação à carne animal não será mais permitida, pelo menos na França, a partir de outubro.
O país proibiu que alimentos fabricados à base de proteínas vegetais usem nomes que façam alusão a produtos de carne ou de peixe, como bife, filé, linguiça, entre outros. Será o primeiro país da União Europeia a impor tal restrição.
Desde 2017, termos como leite, manteiga e queijo já são proibidos a nível europeu em produtos que não sejam de origem animal.
O conceito de alimentos "plant-based ", ou seja, fabricados a partir de plantas e matérias-primas vegetais, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado com maior opção de marcas, rótulos e produtos disponíveis aos consumidores.
No Brasil, como já noticiou a coluna, companhias de leite e carne têm cobrado uma regulamentação por parte do Ministério da Agricultura com relação à denominação nas embalagens de alimentos como o leite de amêndoas, o queijo de batata e a carne de soja.