Inclusão feminina e sustentabilidade andam juntas na iniciativa implementada pela fabricante de máquinas AGCO, dona das marcas Massey Ferguson e Valtra, no Brasil.
Em parceria com a Coopercarga e a Unidão Transportes e Logística, a empresa começou a rodar o projeto que, até o final deste ano, fará 20% da frota de caminhões usados no transporte dos produtos ser movida a energia limpa (elétrica ou gás). Ao mesmo tempo, estabeleceu como pré-requisito que esses veículos (16 em 2022) fossem dirigidos por mulheres.
— Fizemos a junção de um propósito sustentável com o da diversidade, trazendo a exclusividade de mulheres à frente da direção desses caminhões. Em uma atividade predominantemente executada por homens, é fantástico — pontua Rafael Jesus, gerente de Distribuição e Transportes da AGCO América do Sul.
Com essa meta inicial, estima-se um potencial para reduzir as emissões em 480 toneladas de CO2 por ano. E se alinha a três dos 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (energia limpa e acessível, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima). Além do ineditismo em uma empresa do segmento agrícola, a conversão é pioneira dentro da corporação global.
O projeto vem sendo pensado desde julho do ano passado e deve ganhar uma proporção ainda maior em 2023, quando estima-se poder chegar a 40% da frota utilizando combustíveis limpos. O que também faz dobrar, acrescenta Jesus, a perspectiva da emissão de CO2.
— A concepção e o motivador vêm da questão sustentável, mas um veículo movido a eletricidade tem custo quase 80% menor do que o convencional. A consequência é que a gente se beneficia diante no cenário atual — acrescenta o gerente, sobre o impacto financeiro trazido pela alta dos combustíveis convencionais.
Por ser signatária da iniciativa ONU Mulheres, a AGCO também tem sido enfática, acrescenta Jesus, na ampliação da representatividade feminina. E, para além da inclusão, reforça as habilidades das motoristas:
— Historicamente, são cuidadosas com os equipamentos e extremamente responsáveis.
Saiba mais
- Neste primeiro ano, serão incorporados 16 caminhões (oito elétricos e oito a gás), aproximadamente 20% do total da frota de logística dedicada às operações de inbound da companhia (entrega de peças de fornecedores para as fábricas em Mogi das Cruzes-SP, Canoas-RS, Santa Rosa-RS e Ibirubá-RS, e peças no Centro de Distribuição de Peças, em Jundiaí-SP)
- A entrega dos primeiros caminhões começou em março e seguirá até novembro. A iniciativa é uma parceria da AGCO com um dos seus prestadores de serviços de transportes Coopercarga, que aposta na aquisição e substituição dos veículos movidos a diesel por elétricos e a gás GNV. A empresa Unidão Transportes e Logística, que é um dos principais parceiros logísticos da AGCO no Brasil, também faz parte da iniciativa de adequação na frota.