Além de ser rosa, o outubro neste ano também é rosê e dourado, pelo menos no Rio Grande do Sul. Entre as amostras premiadas no 12º Concurso do Espumante Brasileiro, organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), a maioria é de rótulos gaúchos. Dos 134 espumantes de 62 vinícolas reconhecidos, 125 amostras e 51 estabelecimentos eram do Estado. Assim como os oito espumantes que receberam a grande medalha de ouro – que obtiveram mais de 92 pontos.
Já entre as 126 medalhas de ouro, 117 foram para o RS, incluindo os seis “sabres de ouro”, distinção especial.
Para o presidente da ABE, André Gasperin, o concurso reafirma o espumante brasileiro como sinônimo de qualidade:
– Hoje, vendemos um conceito, uma história construída ao logo do tempo. É história engarrafada, o que nos orgulha, ainda mais com o reconhecimento técnico.
A avaliação foi feita por um júri técnico formado por 45 enólogos, sommeliers e jornalistas especializados, no município gaúcho de Garibaldi. O método foi uma degustação às cegas, que analisou características sensoriais das bebidas, como visão, olfato e paladar.
A ABE salientou também que foi respeitado o limite de 30% dos inscritos, ou seja, de não premiar mais do que 30% do total de amostras inscritas, mesmo aquelas que tenham obtido notas que correspondem à medalhas. A regra é da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
No total, 424 espumantes e 93 vinícolas de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal, se inscreveram, o que representou a maior edição da história do concurso. Em comparação a 2019, último ano do evento, o aumento foi de 13% no número de bebidas.
Conheça algumas das vinícolas que receberam certificado e poderão ostentar em sua garrafa o selo do concurso:
Grande Medalha de Ouro
- Aracuri Collector Espumante Blanc de Noir Sur Lie Nature 2017 - Aracuri Vinhos Finos - Aliprandini e Meyer Vinhos (Vacaria)
- Casa Valduga 130 Espumante Brut Rosé – Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves)
- Casa Valduga Espumante Arte Brut Rosé – Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves)
- Oremus Espumante Moscatel Rosé – Fante Indústria de Bebidas (Flores da Cunha)
- Varanda Espumante Brut 2019 – Indústria Vinícola São Luiz (Garibaldi)
- Ponto Nero Cult Espumante Brut Rosé – Ponto Nero Indústria de Bebidas (Garibaldi)
- Casacorba Espumante Brut Rosé – Vinhos Casacorba (Nova Roma do Sul)
- Salton Gerações Azir Antonio Salton Espumante Nature – Vinícola Salton (Bento Gonçalves)
*Colaborou Carolina Pastl