A venda de vinhos finos brasileiros cresceu 66,4% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, a bebida importada teve um aumento de 8% no consumo. Os dados são nacionais e foram compilados pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), com base no Cadastro Vinícola. Presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr. chega a usar a expressão "a bebida da pandemia".
A quarentena caiu bem um inverno bastante rigoroso. Enquanto isso, vinícolas locais apostaram bastante no e-commerce. Os importados, por sua vez, perdem competitividade com o dólar nas alturas.
Presidente da União Brasileira de Vitivinilcura (Uvibra), Deunir Argenta pondera que o crescimento não é tão intenso se comparado a outros anos. Sugere continuar o trabalho para conquistar uma fatia maior de mercado. O vinho fino brasileiro responde por 16% do total do consumo. Os rótulos importados ainda têm a maioria.
Já os espumantes tiveram queda de 26,2% nas vendas no primeiro semestre. O caráter festivo e de comemoração da bebida ajuda a explicar o recuo.
- Não foram realizadas festas, eventos, formaturas e comemorações em geral - analisa o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.