O jornalista Fernando Soares colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Em iniciativa liderada por Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Ventiur e Anlab, o Estado ganhará uma nova estrutura de fomento às startups ligadas ao agronegócio, as chamadas agtechs. Trata-se do Hub Agritech, que começa a partir desta terça-feira a buscar negócios inovadores na área, com o objetivo de desenvolvê-los.
O primeiro edital do Hub Agritech está disponível no site hubagritech.com e se divide em duas categorias. O ramo intitulado “connected” pretende agrupar startups que somente tenham interesse em conectar suas soluções às oportunidades do setor e desejam acompanhar os eventos e atividades do hub. Já o segmento “accelerated” é destinado às startups que querem ganhar impulso no mercado. Neste caso, a aceleradora Ventiur poderá entrar com investimento de até R$ 200 mil.
A iniciativa segue tendência do Tecnopuc de criação de programas verticalizados. Antes do projeto ligado ao agronegócio, a estrutura contava com hubs nas áreas da saúde e de inteligência artificial. Coordenador do Hub Agritech, Rafael Chanin antecipa à coluna que não há número definido de startups a serem selecionadas para aceleração. A ideia é abranger a maior quantidade possível de agtechs tidas como promissoras.
– O processo de aceleração independe de onde essas startups estão localizadas. Elas podem muito bem estar no Interior e, quando precisarem, colocamos o espaço físico do Tecnopuc à disposição – aponta Chanin.
As inscrições permanecem abertas até 6 de março. A expectativa do hub é de que em 23 de março sejam divulgadas as startups pré-selecionadas. Os negócios que buscam aceleração ainda passarão por uma espécie de aquecimento entre 30 de março e 4 de maio, na qual participarão de dinâmicas, mentorias e manterão contato com profissionais da aceleradora Ventiur.
Assim, a lista definitiva das agtechs que receberão aceleração por período entre um e dois anos deve ser divulgada em 12 de maio.