Com formato adaptado aos tempos de pandemia, a Avaliação Nacional de Vinhos da Safra 2020 tem a partir desta segunda-feira (26) uma nova etapa. Começam as ser distribuídos os 700 kits adquiridos por degustadores contendo, entre outros itens, 16 amostras mais representativas dessa que é considerada "a safra as safras". A combinação de fatores como pouca chuva, intensidade solar, sanidade dos vinhedos e amplitude térmica deixaram a uva utilizada com características singulares, elevando à produção ao status de melhor da história.
Junto com as garrafas irão também fichas de degustação e guia informativo. O mistério em torno das marcas permanece até o dia 7 de novembro, quando encontro virtual da Associação Brasileira de Enologia (ABE) revelará os destaques do ano. Além dos 16 vinhos selecionados, o evento também definirá cerca de 120 rótulos (30% do total de inscritos) como os mais representativos da safra.
Neste ano, a avaliação teve um recorde de 395 amostras de 56 vinícolas brasileiras inscritas. No final de setembro, um grupo de 64 enólogos selecionou as 16 amostras que estão agora sendo enviadas aos apreciadores. E será preciso percorrer distâncias de até 4,9 quilômetros para que cheguem aos mais variados destinos no país e fora dele — tem kit encomendado até do Uruguai.
O recolhimento das amostras enviadas foi acompanhado de perto por enólogos, incluindo presidente da ABE, Daniel Salvador, e o vice, André De Gasperin.
— Essas mais de 11 mil garrafas estão cheias de amor, orgulho, história e, claro, vinho, vinho de qualidade, vinho brasileiro. Nossa emoção não tem tamanho. Esperamos que em cada gole que as pessoas degustarem em casa estejam celebrando conosco a ‘safra das safras’ e o momento vivido pelo vinho brasileiro — observa Salvador.