Depois de bater um recorde no início do ano, o porto de Rio Grande se prepara para alcançar nova marca no embarque de gado em pé. Na próxima semana, está prevista a partida de navio com aproximadamente 26 mil animais. Desta vez, com dois destinos: a Turquia, que é o grande comprador de bovinos vivos do Estado, e o Líbano.
Segundo o superintendente Fernando Estima, a saída está marcada para o dia 10, com dois operadores portuários atuando – um com previsão de 18,5 mil exemplares e outro com 7,5 mil. Esse número pode ter variação, para mais ou para menos, conforme exigências ou intercorrências que podem surgir.
A tarefa de acompanhamento de todo procedimento é dos auditores fiscais federais agropecuários, do Ministério da Agricultura. Eles verificam o ingresso dos animais, além da parte documental.
É uma espécie de operação de “guerra” para dar conta desse volume em um único navio.
– É preciso fazer a leitura do chip nos bovinos, para a última verificação dos animais aptos – explica Ricardo Leite, coordenador do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) em Rio Grande.
Também é feita verificação das condições do navio, de acordo com critérios de bem-estar relacionados à ventilação, alimentação e hidratação dos animais. Tudo isso em meio à pandemia, que exige rígidos protocolos sanitários.
Neste ano, o embarque de bovinos vivos via porto de Rio Grande somava 44,82 mil exemplares, com o mês de agosto ainda podendo ter alterações. No ano passado, de janeiro a agosto, a quantia era de 58,49 mil.