Considerada uma das principais feiras voltada à agricultura familiar, a Expoagro Afubra foi suspensa. A decisão foi tomada pelos organizadores nesta sexta-feira (13) (leia o comunicado oficial abaixo). A exposição estava marcada para o período de 18 a 21 deste mês em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo.
—Em primeiro lugar vem a segurança. Chegamos nesses 20 anos sem problema algum na feira — afirma Marco Antonio Dornelles, coordenador-geral da feira.
No ano passado, 112 mil visitantes passaram pelo parque onde a Expoagro Afubra é realizada, na localidade de Rincão del Rey.
Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke reforça que a orientação é evitar aglomerações. A própria pasta está suspendo reuniões.
Fora do Estado, organizadores da Tecnoshow Comigo, feira de tecnologia realizada em Rio Verde (GO) decidiram suspender o evento "por tempo indeterminado". Com expectativa de receber 120 mil pessoas, a exposição estava marcada para o período de 30 de março a 3 de abril.
A partir da próxima segunda-feira (16), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) deve cancelar encontros agendados e reuniões de comissões, seguindo recomendações para prevenção à disseminação do coronavírus.
— Precisamos evitar aglomerações. Na próxima segunda ou terça suspenderemos todas e quaisquer reuniões — afirma Gedeão Pereira, presidente da Farsul.
A inciativa está alinhada à decisão do Sistema da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) /Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As entidades cancelaram eventos internos e viagens nacionais e internacionais pelos próximos 15 dias, a contar de quinta-feira (12). O objetivo é evitar aglomerações, saída e entrada de pessoas na instituição, com sede em Brasília. Após esse período, a determinação será reavaliada.
COMUNICADO OFICIAL da AFUBRA
"A Associação dos Fumicultores do Brasil, organizadora da EXPOAGRO AFUBRA, sensível à situação atual que envolve a questão do coronavírus no País e no mundo, e atendendo às orientações do Ministério da Saúde, que “estabelece medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19), bem como da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)”, DECIDIU PELO CANCELAMENTO DA EXPOAGRO AFUBRA, feira voltada à agricultura familiar, que aconteceria entre 18 e 21 de março de 2020, em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo/RS.
A entidade lamenta profundamente o fato, mas, neste momento, é vital unir esforços para conter a escalada da doença e proteger a população, evitando aglomerações de pessoas, já que era esperado um público de aproximadamente 150 mil pessoas nos quatro dias do evento.
A decisão da Afubra também está seguindo, rigorosamente, um dos lemas que norteia suas atividades de “um por todos e todos por um”. É o momento de tomar uma decisão, pensando no bem-estar coletivo.
Assim, agindo com a responsabilidade social que lhe cabe e que sempre pautou sua trajetória em seus 65 anos de existência, que seriam comemorados justamente durante o transcorrer da feira, em 21 de março, a AFUBRA toma essa posição com tristeza, mas na certeza de estar fazendo o melhor pelos produtores rurais e pela comunidade em geral, que habitualmente prestigiam a Expoagro Afubra".
Contamos com a compreensão de todos.
Atenciosamente, Benício Albano Werner,
Presidente da AFUBRA.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença.