Uma plataforma digital colaborativa criada no Centro-Oeste busca espaço entre produtores do Rio Grande do Sul. A PlantUp foi desenvolvida em setembro de 2019. E de lá para cá cresceu e forma rápida: soma mais de 6 milhões de hectares cadastrados e 1,4 mil agricultores participantes. Além de se espraiar para outras regiões do país, também começou a fazer cadastros no Paraguai.
– A ferramenta surgiu de necessidade que percebíamos nos agricultores para a tomada de decisão sobre qual cultivar apostar. Faziam pequenos testes nas propriedades e conversavam com vizinhos. Pensamos em acelerar esse processo, para compartilhar informações, levando dados precisos – conta Marcelo Laurente, diretor comercial do Grupo Atto, com sede em Rondonópolis (MT), que desenvolveu a PlantUp.
A plataforma tem acesso gratuito e traz comparativo de desempenho de cultivares por regiões específicas. O funcionamento, compara Laurente, é semelhante ao do Waze, aplicativo colaborativo de trânsito. Ele acrescenta que a privacidade é mantida. São compartilhados resultados, não a identidade de quem os obteve.
– O Rio Grande do Sul é região produtora muito importante. A chegada do agricultor gaúcho será nova fase da plataforma – completa o diretor.
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.