No comando das rédeas, as mulheres vêm ganhando as pistas e, a partir de agora, espaço exclusivo em disputa não oficial da raça crioula. O 1º Mulheres de Ouro será realizado de sexta-feira (15) a domingo (17), em Lavras do Sul, na Região Central. Serão quatro provas baseadas no regulamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC): paleteada, tiro de laço, as primeiras etapas do Freio de Ouro — andadura, figura e giro e esbarrada — e doma de ouro.
— Há tempo a gente vê que as mulheres estão cada vez mais competindo dentro das provas do Freio de Ouro. Estava na hora de fazer evento exclusivo para elas — afirma Mauro Ferreira, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul e um dos idealizadores da atividade.
A competidora catarinense Kety Kayser, avalia que a prova deva aumentar a participação feminina.
— O Mulheres de Ouro é um degrau que faltava para oficializar uma prova só para mulheres na raça — ressalta Kety, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Costa Esmeralda, em SC.
Colaborou Leticia Szczesny
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.