O granizo registrado em pelo menos 25 municípios do Rio Grande do Sul nesta semana trouxe alerta para os produtores de tabaco. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu 668 notificações de associados que tiveram lavouras atingidas nos três Estados do Sul, a maior parte em território gaúcho. O município de Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo, concentra os avisos: até esta quarta-feira (18) era cem casos.
O número de ocorrências na área de atuação da entidade é maior do que o verificado em igual período do ano passado. Mas a dimensão exata dos estragos só deve ser conhecida nos próximos dias. Segundo Alexandre Paloschi, coordenador de Pesquisa e Estatística da Afubra, a equipe começou a fazer a verificação a campo:
— Até o momento, não temos notícias de perdas totais ou irreparáveis.
Como a planta ainda está no estágio inicial, eventuais prejuízos podem ser revertidos. Ainda assim, o coordenador estima algum grau de dano, porque o granizo faz a planta perder vigor, o que impacta quantidade e qualidade da produção.
No atual ciclo, o sul do Brasil, onde está concentrada a atividade, deve ter área de fumo semelhante à do ano passado, somando cerca de 295 mil hectares. A Emater também tem técnicos a campo, verificando informações de ocorrências em outras culturas. O Estado está em plena safra de inverno, com o trigo como a principal cultura. Também já começou a ser semeado o milho do ciclo de verão.
— Sabemos de ocorrências, mas, se realmente houve perdas, ainda estamos levantando. Muitas vezes são prejuízos pontuais — explica Rogério Mazzardo, diretor técnico interino da Emater.
O mês de setembro é considerado crucial para a produção de trigo, porque a maioria das lavouras está em etapa de desenvolvimento suscetível a problemas climáticos. Dois dos maiors vilões costumam ser excesso de chuva associada ao calor e ocorrência de geadas.
Evandro Finkler, presidente da Associação de Produtores da Ceasa, diz não ter relatos de perdas nas folhosas:
— Houve chuva de pedra em alguns locais com produção, mas foi rala, não chegou a danificar muito.