Ao menos 20 cidades registraram nesta terça-feira (17) queda de granizo no Rio Grande do Sul. Segundo balanço da Defesa Civil, estragos foram verificados em cerca de 470 residências de cinco municípios. No entanto, conforme o órgão, não há pessoas desabrigadas ou desalojadas nos municípios.
O local mais afetado é o município de Santa Vitória do Palmar, na Região Sul, que contabilizou 300 imóveis danificados e decretou situação de emergência — ainda não homologado.
Conforme o tenente-coronel Leonardo Nunes, coordenador da Defesa Civil na Região Sul, o município foi atingido por granizo durante cerca de 10 minutos entre domingo (15) e segunda-feira (16), o que causou a quebra de telhas em residências da cidade. Chuva também foi registrada na região.
Há também 100 residências danificadas em Morrinhos do Sul, no Litoral Norte, 65 em Caibaté, nas Missões, e cinco em Mato Queimado, no Noroeste. Nesses locais, a Defesa Civil distribuiu lonas aos moradores.
Em São Francisco de Paula, na Serra, secretarias municipais também distribuíram lona. O município não está no balanço oficial da Defesa Civil, mas segundo a prefeitura, 37 casas tiveram o telhado perfurado durante a chuva de granizo.
Nas demais cidades, houve queda de granizo, mas não foram contabilizados estragos. A Defesa Civil monitora as cidades para novos casos de queda de granizo e de chuva.
Confira os municípios que registraram queda de granizo
- Santa Vitória do Palmar
- Caibaté
- Torres
- Cachoeirinha
- Esteio
- Glorinha
- Dois Irmãos
- Arroio do Tigre
- Salto do Jacuí
- Candelária
- Tupanciretã
- Júlio de Castilhos
- Santa Cruz do Sul
- Harmonia
- Morrinhos do Sul
- Mato Queimado
- Santo Ângelo
- André da Rocha
- Lajeado
- São Francisco de Paula