Sem a presença da ministra da Agricultura, que tinha outra agenda, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi o principal representante do governo federal na posse da presidência da Federação a Agricultura do Estado (Farsul). A cerimônia ocorreu na sexta (12), na sede da entidade, em Porto Alegre.
Ao comentar a importância da presença no evento, Salles ressaltou que o agronegócio é o pilar de sustentação do Brasil, que "produz oportunidades, gera renda, empregos e, acima de tudo, preserva o ambiente".
– Há uma campanha internacional contra o agronegócio brasileiro quando, na verdade, o agro é o que mais protege – acrescentou.
Depois de seu discurso, foi aplaudido de pé. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve representada na solenidade por Fernando Schwanke, secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo da pasta.
Gedeão Pereira, presidente empossado para o período de 2019-2021 foi eleito em outubro de 2018. Na ocasião, já ocupava o comando da entidade em razão da morte, em dezembro de 2017, do então presidente, Carlos Sperotto.