Depois de participar do encontro com representantes dos países árabes na noite de quarta-feira (10), em Brasília, na condição de diretor de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira se preparara para o jantar de posse como presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul). A solenidade que dará posse à diretoria da entidade no período de 2019 a 2021 ocorre na sede, em Porto Alegre e deve contar com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, foi convidada, mas em razão de agendas não poderá comparecer.
– Nossa agricultura é altamente preservacionista. Então, a presença do ministro do Meio Ambiente nos parece normal – avalia Pereira.
Ele assumiu o cargo de presidente após a morte de Carlos Sperotto, em dezembro de 2017. Concluiu o período e, em outubro do ano passado, foi eleito para o atual mandato. A gestão teve início em janeiro, mas a cerimônia de posse será realizada agora.
– É em razão do calendário. Janeiro e fevereiro são meses de férias. Depois, as colheitas se intensificam e o pessoal fica muito envolvido com isso – explica o presidente, acrescentando que, no próximo mês ele embarca na missão com a ministra da Agricultura para a Ásia.
Sobre o jantar com os representantes de embaixadas, em Brasília, o dirigente avalia que foi um momento importante:
– Nossa clientela está no mundo árabe e na Ásia – afirma.
Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra acrescenta que a presença de Bolsonaro “demonstra a intenção que o governo tem de continuar o bom relacionamento com diversos países”. O presidente afirmou no evento que pretende visitar os países árabes em breve.
– Nosso governo está de braços abertos a todos, sem exceção – disse.
O evento é tido como contraponto à visita feita a Jerusalém, onde o Planalto anunciou o estabelecimento de um escritório de representação comercial, visto como muitos como recuo em relação ao projeto original, de transferir a embaixada brasileira em Israel para lá.