A preocupação com o Programa Sementes Forrageiras deve ser amenizada com o anúncio feito pelo secretário da Agricultura do Estado, Covatti Filho, de que o recurso pendente, de R$ 1,7 milhão, foi aprovado. O secretário fez a declaração na terça-feira (26), durante a abertura da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, que termina na quinta-feira (28).
A quantia era aguardada para que os sindicatos dos trabalhadores rurais pudessem concretizar a compra de sementes. O programa é tocado em parceria pelo governo do Estado e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS). Há subsídio de 30% na aquisição de sementes, com o objetivo de fortalecer a produção de leite (as forrageiras servem como pastagem).
– O produtor faz o pedido no sindicato, que comunica o Estado. As solicitações já foram feitas. A compra estava pendente desse recurso – explica Pedrinho Signori, da Fetag-RS.
A demora fez com que, em muitas regiões, os agricultores desistissem de esperar e plantassem por conta própria. O programa contará, no total, com R$ 4 milhões – o restante vem do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).