Enquanto as atenções se voltam para a confirmação do nome do novo secretário da Agricultura, três ex-titulares da pasta participaram ontem da cerimônia de descerramento da foto na galeria dos que já ocuparam a função. O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), o professor Claudio Fioreze e o deputado Ernani Polo (PP) foram recepcionados pelo atual responsável pela secretaria, Odacir Klein, que já esteve no cargo em outras duas ocasiões. Mainardi foi secretário entre 2011 e 2014, substituído por Fioreze, que ficou no posto de abril a dezembro de 2014, ambos no governo de Tarso Genro (PT). Já Polo, foi o titular de janeiro de 2015 a abril de 2018, no governo de José Ivo Sartori (MDB).
A expectativa é de que o novo secretário seja conhecido entre hoje e amanhã. Covatti Filho (PP), que recebeu convite do governador eleito Eduardo Leite (PSDB). O progressista aguardava, no entanto, encontro com o tucano, para entender o tamanho da missão e qual a estrutura da pasta que deverá ter a Secretaria de Desenvolvimento Rural unificada a sua estrutura.
Filho dos também políticos Silvana e Vilson Covatti, Covati Filho tem 31 anos, é natural de Frederico Westhpalen e foi reeleito deputado federal nas últimas eleições _ será seu segundo mandato. Tem tido atuação a temas relacionados ao agronegócio em Brasília. E é do partido que indicará o titular desta pasta.