Aguardado desde 2011, o segundo pavilhão da agricultura familiar no parque Assis Brasil, em Esteio, começa a ganhar forma e, se tudo seguir dentro do previsto, deve estar pronto antes da 41ª Expointer.
Segundo o diretor administrativo do parque, Sandro Schlindwein, a previsão é de que as obras estejam prontas até o dia 30 deste mês – ainda que o prazo do contrato seja 10 de agosto.
– O pavilhão está todo coberto. Segunda (hoje) termina a concretagem do piso. Aí, fica faltando só a instalação elétrica – explica o diretor administrativo.
Com a segunda estrutura erguida, será possível não só aumentar como também melhorar o espaço das agroindústrias que participam da Expointer. O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, diz que ainda não é possível saber quantas vagas a mais o segundo pavilhão permitirá que sejam disponibilizadas, mas garante que isso ocorrerá – atualmente, são cerca de 200 empreendimentos:
– Certamente, aumentará um pouco. O que queremos também é propiciar melhor comodidade para os estandes.
O novo espaço terá cerca de 3,4 mil metros quadrados, dobrando a área atual destinada aos produtores familiares. A obra, com investimento de R$ 2,78 milhões (somados recursos federais e estaduais), foi executada depois de longo caminho de idas e vindas.
Em 2013, uma empresa chegou a iniciar a obra, mas o contrato foi rompido por descumprimento do cronograma.
O prazo de inscrição das agroindústrias familiares com interesse em participar da Expointer deste ano está aberto até a próxima sexta-feira, dia 13.