Atingida por incêndio na madrugada desta quarta-feira (27), a sede da Emater, localizada na Rua Botafogo, bairro Menino Deus, em Porto Alegre, seguirá fechada nesta quinta-feira (28). Segundo o presidente da entidade, Iberê de Mesquita Orsi, a laje no quarto andar, local atingido pelo fogo, seguia "muito quente". Por isso, nova avaliação das condições do prédio terá de ser feita.
– Faremos a avaliação com engenheiros para ver a questão da liberação – confirma o presidente.
Além das atividades na sede, o site da entidade também está fora do ar. O servidor da Emater está no quinto andar, que só poderá ser acessado quando a laje não estiver mais quente.
A área atingida pelo incêndio abrigava os estúdios de comunicação e também os equipamentos, que ficaram completamente destruídos. Diariamente, são produzidos programas para 124 emissoras de rádio do Estado.
Semanalmente, também é gravado o programa de TV Rio Grande Rural, retransmitido por 17 emissoras.
– É um baque na gente. Perdemos inclusive o arquivo de fotos – conta Lino Moura, diretor técnico da Emater.
O prédio tem seguro, mas a equipe de comunicação terá de ser realocada temporariamente em outro espaço.
Tradicionalmente, às quintas-feiras, a Emater publica levantamento semanal de acompanhamento da safras e os preços dos principais produtos agrícolas. Segundo Moura, os dados já foram coletados e serão divulgados, mesmo com o site fora do ar.
No Interior, o trabalho dos técnicos segue normalmente. A Emater trabalha com assistência técnica e assistência social no meio rural. Está presente em 493 municípios e atende anualmente 232 mil famílias.