Após quatro dias de competição no Bocal de Ouro, 16 conjuntos garantiram neste domingo (8) vaga para a final do Freio de Ouro. A prova de inéditos da raça crioula, uma das principais classificatórias, foi realizada no parque Assis Brasil, em Esteio.
A maior nota da etapa foi da égua Xiba do Infinito, da Agropecuária Infinito, de São Sepé, montada pelo ginete Miguel Souza. O conjunto alcançou 20,699 pontos.
– É uma excelente égua, de muito temperamento e mansa, que fez uma excelente pontuação concorrendo com fêmeas muito qualificadas na pista – avaliou Roberto Davis, proprietário do animal.
Entre os machos, o primeio lugar ficou com o cavalo Assuero do Rancho Aruanã, das Cabanhas KLE e Querência Crioula, de Parobé e Morro Redondo, respectivamente, guiado pelo ginete Cézar Augusto Freire.
– Há muitos anos esse cavalo vem sendo preparado para que pudesse ter o seu melhor momento agora – contou Karine Cruz, da Cabanha KLE, criadora do cavalo.
A partir de agora, as atenções dos crioulistas se voltam à FICCC, considerada a "Copa do Mundo" do Cavalo Crioulo, que ocorre de 14 a 20 de maio, também em Esteio, onde será realizada mais uma classificatória ao Freio de Ouro. A competição é promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).