Em ano de crise, é preciso ajustar o foco para vender bem. Lição que será seguida à risca nos seis remates que fazem parte da programação da 84ª Farm Show, exposição agropecuária de Dom Pedrito, que vai de 16 a 30 deste mês. No total, serão ofertados 420 touros e 500 ventres.
– Nossa expectativa é de, pelo menos, manter a média do ano passado – projeta Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves, presidente do sindicato rural.
Francisco Schardong, presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), entende que, no atual cenário, as vendas têm sido acima do esperado, embora inferiores às do ano passado.
Com os preços do boi gordo em baixa, reflexo de um mercado que teve turbulências como a Operação Carne Fraca e as delações da JBS, os pecuaristas estão centrando forças em itens diferenciados. Como a avaliação genômica de resistência a carrapato. Bernardo Potter, da Caty (que realiza leilão ao lado da Guatambu e da Alvorada), explica que há três anos é oferecida avaliação deste tipo:
– Em ano de margens apertadas, o produtor pensa muito na hora de investir em genética. Aposta naquilo que é certo.
A Wolf Genética (que faz evento em parceria com a Pitangueira) também trabalha com o projeto de avaliação genômica, que já mapeou mais de 5 mil animais em um programa que inclui 16 propriedades.
Completam a programação da exposição, os remates da Rincão da Figura, da Quiri, da Santa Thereza e da Fazenda da Barragem com Don Angélico.