A disparada do preço do milho no mercado nacional, afetando diretamente as criações de aves e suínos, levou agroindústrias, produtores e governo federal a sentarem juntos em busca de saídas para a crise provocada nas indústrias do setor. Em reunião nesta quarta-feira na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo, discutiram medidas para evitar que o desabastecimento, provocado pelo aumento das exportações, volte a ocorrer.
– Precisamos corrigir distorções no mercado, dando ao produtor garantias para produzir e optar pela agroindústria nacional – disse Francisco Turra, presidente da ABPA.
Proposta pelo Ministério da Agricultura, o encontro contou com a participação do secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller. As indústrias pediram ao governo apoio de crédito para comprar milho à vista e, assim, conseguir competir com as trades que exportam o produto.
– A crise está instaurada, não resolveremos nada de imediato. Precisamos agora olhar para frente – resumiu Nestor Freiberger, presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).