Na expectativa de conquistar o paladar - e o mercado - dos Emirados Árabes Unidos, a Associação Brasileira de Angus caprichou no cardápio. Aproveitando a Gulfood, uma das mais importantes feiras do setor de alimentos, que começa no próximo domingo em Dubai, a entidade programou uma ação diferente. Em um jantar de gala, que será servido em um hotel da cidade, três chefs colocarão à mesa carne bovina do Programa de Carne Angus Certificada.
Na receita brasileira, nenhum mistério: o prato servido será churrasco. Há ainda uma opção africana (carne moída temperada com gengibre) e outra libanesa (bife grelhado no espeto com ervas). Cerca de cem pessoas, entre importadores e empresários regionais participam do evento, no dia 24, batizado de Celebrating Brazilian Beef Gourmet.
- A ideia é fazer prospecção e estabelecer parcerias para a carne gourmet no mercado árabe. Ainda não mandamos carne certificada angus para lá - explica Fabio Medeiros, gerente nacional do programa Carne Angus Certificada, que embarca sábado para Dubai.
Confira outras notícias sobre comércio exterior
Na ocasião, também será lançado um livro, bilíngue (no detalhe), falando sobre pecuária, características da carne e com receitas, do chef Felippe Sica - dentro do projeto Brazilian Beef desenvolvido com a Apex-Brasil.
- Os árabes estão entre os principais clientes da carne brasileira, e há espaço para crescer - opina Medeiros.
De lá, o grupo parte para a Arábia Saudita, que reabriu as portas ao produto brasileiro. O país é uma das apostas da Associação Brasileira das Indústrias de Carnes (Abiec) para engordar as exportações neste ano. Nos embarques de janeiro do Brasil para o Exterior, houve leve alta em volume, 0,09%, e recuo de 14% em faturamento.
- A perspectiva de um ano melhor do que 2015 está mantida, pelos novos mercados abertos no ano passado e pelos embarques que iniciaremos em 2016 - diz Antônio Jorge Camardelli, presidente da Abiec.