Um dia antes da votação do projeto de lei que regulamenta produção, transporte e venda de leite no Estado, deputados e Secretaria da Agricultura chegaram a um meio termo quanto ao rastreamento da produção. Autor de quatro emendas, o deputado Vilmar Zanchin (PMDB) aceitou retirar três delas para que o governo concordasse em incluir o monitoramento georreferenciado, com as condições do sistema sendo definidas pela secretaria.
- Essa emenda salvou o projeto. Sem prever o rastreamento do leite, a iniciativa ficava inócua - opina o ex-prefeito de Espumoso e produtor de leite Mário Bertani, que acompanhou a reunião na Comissão de Agricultura.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Pelo acordo, o deputado peemedebista Alexandre Postal, líder do governo, apresentará a emenda na sessão plenária desta terça-feira à tarde, quando o projeto de lei, em regime de urgência, começa a trancar a pauta.
- Precisamos de uma ferramenta eficiente de combate à fraude, com uma legislação adequada e atualizada - avalia o promotor de Justiça Mauro Rockenbach, coordenador da Operação Leite Compen$ado.
Colaborou Joana Colussi