Foi adiada a entrega das primeiras 50 casas das 500 prometidas pelo Movimento União BR para atingidos pela enchente. A promessa era de que ficariam prontas em três meses, com entrega até setembro passado em Muçum, no Vale do Taquari, uma das cidades mais devastadas nas inundações de 2023 e 2024. A iniciativa tem parceria da empresa SteelCorp, que tem Roberto Justus como CEO, e o Instituto Leroy Merlin Obramax. Cada unidade custará R$ 110 mil.
Ao questionamento da coluna, por nota, o Movimento União BR respondeu que a "complexidade do terreno trouxe desafios maiores de engenharia dos que os previstos inicialmente, além dos eventos climáticos que afetaram a região neste período". A organização não deu prazo novo para entrega, mas o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, afirma que ocorrerá em fevereiro de 2025.
— O terreno apresentou partes rochosas e precisou de rompedores. Também teve readequação no loteamento por causa da infraestrutura geral e remoção de algumas áreas de invasão. Tudo isso acabou atrasando a obra. As casas já vêm pré-montadas, então a instalação será rápida — diz Trojan.
As residências terão 44 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Serão entregues com acabamento, revestimento, louças e eletrodomésticos. As estruturas são montadas em uma fábrica temporária no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, e a mão de obra vem do Instituto Mulheres em Construção. O lançamento ocorreu em eventos com a presença do governador Eduardo Leite.
Sobre as outras 450 casas prometidas, o Movimento União BR diz ainda estar arrecadando o dinheiro com empresas. O cronograma de obras dependerá ainda da disponibilização de terrenos pelas prefeituras e pelo governo do Rio Grande do Sul, complementa.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: parques eólicos, fábrica de biodiesel, retomada da Coca-Cola e prédios junto a casas históricas
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna