Ainda se recuperando de uma forte crise financeira e prestes a completar 57 anos, a cooperativa Piá está "de cara nova". O primeiro produto a mudar a embalagem é um achocolatado, colocado à venda em supermercados de 122 cidades gaúchas, com expectativa de dobrar este número até o final do ano. A nova caixa também reduz custos da empresa, que é a toada da reestruturação encabeçada pelo presidente da cooperativa, Jorge Dinnebier.
— Além de atualizar a marca, economizamos em torno de 12% nas embalagens, tirando, por exemplo, o fundo — explica Dinnebier. — Optamos por este produto porque ainda temos algumas embalagens antigas dos outros e não podemos desperdiçar nada. Na medida em que forem terminando, as novas terão esta mudança também — disse em entrevista ao podcast Nossa Economia, de GZH.
O novo desenho da embalagem foi aprovado em assembleia com associados da cooperativa de Nova Petrópolis. O mascote, que é "guri", ganhou boné e tênis. A ideia é aumentar em 35% o faturamento do achocolatado. Nos próximos meses, a mudança será vista também nas embalagens de leites, natas, requeijão, doce de leite, iogurtes e outros.
Como prometeu logo que assumiu a Piá, Dinnebier conduz um forte enxugamento para colocar todas as forças na atividade industrial, recuperando a produção. A marca deixa de operar varejos. Em março, a cooperativa vendeu seu último supermercado para o grupo Andrezza, de Caxias do Sul. As unidades não compradas, incluindo agropecuárias, foram fechadas.
— Estamos produzindo o que realmente tenha margem positiva. Hoje, 30% do nosso faturamento é do leite UHT (longa vida) e 70% de derivados, o que gera resultado um pouco maior — diz Dinnebier. — Temos que voltar gradativamente à mesa do consumidor gaúcho. Não é fácil. Com as enchentes, sofremos muito. Nossos associados perderam muita coisa nas suas propriedades e diminuíram a produção de leite — lamenta.
Dinnebier diz ainda que há muita procura de grandes redes de supermercados pelos produtos da Piá, mas a retomada está sendo feita com calma.
— Não adianta voltar sem poder dar sequência. Neste primeiro ano, retornamos às menores lojas e, aos poucos, voltaremos aos maiores. Eu preciso de leite, de capital de giro e de estrutura comercial...
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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