O último supermercado da cooperativa Piá ainda aberto, localizado em Nova Petrópolis, foi vendido ao grupo Andreazza, que tem sede em Caxias do Sul. O contrato acabou de ser assinado e os funcionários foram informados logo em seguida. A unidade tem 58 trabalhadores, que serão recontratados pela compradora. Além disso, outros 50 novos empregos serão criados na operação, contou à coluna o sócio da rede Andreazza, Jaime Andreazza. Aliás, a loja será revitalizada sem fechar.
- Vamos trocar o pneu com o carro andando. O mais importante é manter a operação viva - diz Andreazza.
A loja é emblemática. Foram suas prateleiras vazias que escancararam a crise da cooperativa, que acabou, na sequência, culminando com a saída da antiga direção. Agora, o supermercado terá bandeira Andreazza, mas a ideia é manter a marca Piá presente. Por isso, será feito um museu da cooperativa. Além disso, associados terão desconto nas compras e fornecedores serão mantidos. O grupo de Caxias é o segundo maior cliente de produtos da indústria Piá e, agora, se tornará o primeiro. Com a aquisição, o Andreazza passa a ter 48 lojas, que incluem o Vantajão, marca que usaram para entrar em Porto Alegre recentemente.
O valor da compra não é divulgado, mas o dinheiro irá para quitar mais dívidas da Piá, especialmente trabalhistas. Assim como prometeu logo que assumiu, o presidente da Cooperativa Piá, Jorge Dinnebier, conduz um forte enxugamento da operação para colocar todas as forças na atividade industrial, recuperando a produção fabril. Os outros supermercados que ainda não foram vendidos já foram fechados.
— Vamos vender os outros imóveis e resolver o endividamento. Em breve, detalharemos o plano de reestruturação — acrescenta Dinnebier.
A Piá fabrica leite UHT, requeijão, nata, iogurtes, doce de leite e doce de frutas. Já o Grupo Andreazza tem suas lojas espalhadas por Caxias do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Vale Real, Capão da Canoa, Arroio do Sal, Vacaria, Marau, Montenegro e Porto Alegre. Agora, portanto, entra em Nova Petrópolis. São mais de 4 mil funcionários.
Assessoraram o negócio os escritórios Debora De Boni Firma de Advocacia, pelo Grupo Andreazza, e o escritório Kelly Comin Advogados Associados, pela Piá.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna