Fundado por imigrantes judeus há 101 anos, o Colégio Israelita está investindo R$ 40 milhões em dois novos prédios para sua estrutura no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre. Um deles, de 3 mil metros quadrados, será inaugurado no início de 2025, com salas de aula para Educação Infantil e Ensino Médio, ateliê de artes, estacionamento próprio, entre outros espaços. A outra edificação será um "hub" de inovação, no qual se instalarão startups, com as quais os alunos terão atividades diárias. Já há conversas com empresas de Israel, referência mundial em negócios inovadores.
- Estar junto das startups será como uma atividade regular, igual aula de português e matemática. Os alunos vão experimentar o mundo real, nos moldes das incubadoras em universidades. Será um "pulo do gato pedagógico" trazer as crianças para viver as startups. Não é só dentro da sala que se aprende - enfatiza Fernanda Slavutzki, integrante do conselho de administração do Israelita.
A ampliação do Israelita tem sido possível após o colégio ter comprado três terrenos no quarteirão, aumentando sua área em 35%. Ter mais estruturas, de laboratórios a biblioteca e restaurante, também foi uma necessidade depois de uma mudança pedagógica, na qual foi adotado o turno integral para todos os estudantes, com um foco em empreendedorismo.
Em 10 anos, o número de alunos cresceu 45%. Uma das ênfases é na filantropia, com bolsa para 33% dos seus estudantes. O recurso financeiro para os dois prédios veio de pequenos e grandes doadores, principalmente de Porto Alegre e São Paulo.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna