Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Um cadastro positivo agilizará a liberação de licenciamento ambiental para empreendedores gaúchos que não têm histórico de problemas, antecipou o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, no Painel RBS no estande do Banrisul na Expointer. Haverá um "score", ou seja, uma pontuação, nos moldes da que já existe nos birôs de crédito para consumidores que são bons pagadores.
Ainda no evento, o economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, disse que a licença é até mais essencial do que o crédito para avançar a irrigação, tão necessária para o agro enfrentar estiagens. Mesmo assim, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, sinalizou que este "score" poderia ser usado pelo banco para liberar empréstimos "verdes", - inclusive a taxas menores - para agricultores e pecuaristas.
Um bom exemplo é o milho, que mais do que dobra sua produtividade em lavouras irrigadas, informou o diretor-adjunto do Departamento de Economia e Estatística-RS, Rodrigo Feix. Isso, claro, tem impacto positivo em cascata na pecuária, pois o Estado não é autossuficiente neste grão, que é essencial na alimentação dos animais.
Assista ao Campo em Debate - A força do agro na reconstrução do RS:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna