Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br)
Para uma liberação mínima e imediata dos canais de navegação no entorno do polo petroquímico de Triunfo, Braskem e Navegação Guarita estão iniciando a dragagem da hidrovia. Nesta terça-feira (27), começou a preparação das tubulações para fazer a retirada de sedimentos a partir desta quarta-feira (28). Segundo o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, foi usada a licença ambiental da autarquia estadual.
Enquanto isso, aguarda-se a dragagem emergencial mais ampla que será feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul. Parte do dinheiro virá dos R$ 18,5 milhões liberados pelo governo federal para a batimetria dos canais desta área e de outras partes das hidrovias gaúchas. Ela mede o que precisa ser retirado de sedimentos para embarcações não encalharem, como ocorreu recentemente no polo petroquímico.
No canal de Rio Grande, o Dnit usará a batimetria da Portos RS e, no polo de Triunfo, avalia utilizar a que foi feita pelas empresas. Uma nova medição será feita para os demais canais navegáveis do Estado, cuja dragagem deverá custar em torno de R$ 500 milhões, recurso que o governo federal prometeu bancar desde que informou que assumirá a dragagem das hidrovias. A manutenção prometida pelo governo do Estado ainda em 2022 não chegou a ocorrer.
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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