O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Será paga na segunda-feira (22) a primeira parcela de R$ 1,5 mil aos 22 mil microempreendedores individuais (MEIs), que foram mapeados pelo governo do Estado no programa MEI RS Calamidades. O depósito será feito em uma poupança social da Caixa Econômica Federal. E os beneficiários poderão acessar o dinheiro e movimentá-lo pelo aplicativo Caixa Tem ou retirar o cartão em uma das agências da Caixa – neste caso, é preciso apresentar documento de identidade com foto.
Essa é a primeira fase do programa. A segunda será uma capacitação para auxiliar o empreendedor na retomada do seu negócio. Ela deve ser iniciada em agosto e deverá ser concluída em um prazo de 120 dias. Só então, aos que concluírem a qualificação, será paga a segunda parcela, também de R$ 1,5 mil, para capital de giro.
Motivo de questionamento à coluna, que foi repassado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, a definição dos 22 mil MEIs foi feita a partir de um cruzamento de dados da Receita Estadual, Receita Federal e da localização de mancha de inundação. Outro requisito foi não ter tido o CPF contemplado em nenhum outro programa de ajuda estadual.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna