O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Com novas lojas recém-inauguradas e outras na fila, o Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, registrou em junho aumento de 23% nas vendas na comparação com o mesmo mês no ano passado. O motivo, segundo a gerente-geral do empreendimento, Nailê Santos, passa pela procura por eletrodomésticos após perdas na enchente e também o frio, que está mais forte neste ano, trazendo maior fluxo nas lojas de roupas.
— Também tivemos muita venda focada em doações. A Decathlon (de vestuário e artigos esportivos), por exemplo, vendeu muito neste período para essa finalidade. Ainda tem muita gente andando com sacolas da marca pelo shopping — diz Nailê.
Para confirmar, a coluna andou pelo Iguatemi em busca de relatos de lojistas. Na Magazine Luiza, que fica no primeiro piso, o vendedor Roni da Silva disse que a meta de vendas da loja foi batida, e com folga, nos meses de maio e junho.
— A meta de maio era R$ 3,5 milhões, vendemos R$ 4,5 milhões. Em junho, vendemos R$ 5,1 milhões. Agora, deu uma caída. Pessoal já comprou tudo que tinha que comprar. Saiu bastante secadora, máquina de lavar, fogão — relata o vendedor.
Subindo para o segundo andar, a gerente da Anselmi, Nicoli Fioreze, também celebra o aumento nas vendas da loja, que é especializada em roupas tricotadas.
— Inverno sempre é bom para nós, mas em relação ao ano passado, tivemos crescimento de 20%. Está fazendo mais frio. As inundações afetaram nossa logística, pois os produtos vêm de Farroupilha. Não fosse isso, com certeza seria ainda melhor — diz Nicoli.
Novas lojas
Das novas operações que a coluna adiantou em abril, já inauguraram UGG, de botas, Danki, de calçados, Intimissimi Uomo, de roupas íntimas masculinas, e a Inter Store, de artigos do Internacional. Elas ocuparam pontos deixados por marcas como Fórum, que teve sua antiga loja desmembrada em dois espaços, e Carmen Steffens, em um local de destaque no segundo piso, em frente à Zara.
Algumas novidades para os próximos meses são: a volta da New Balance, de artigos esportivos, que será inaugurada em uma área de 110 metros quadrados em frente à Cotton On; a Voy, de bolsas, ao lado da sorveteria Troppo Buono, também no segundo piso; a Tepo, de roupas, no lugar da Lilica Ripilica; e a Ophicina, também de roupas, no espaço deixado pela Artex, de jogo de cama, no primeiro piso. Confira a lista completa das operações no final da coluna.
Reformas
A Piccadilly terminou as obras sua um loja, que diminuiu de tamanho. Parte do espaço será ocupado pela Dvoskin Kulkes para a marca Rolex, com investimento de R$ 3 milhões e reinauguração no final do ano. Quase ao lado, a NV, de roupas, será repaginada no próximo mês, mesmo tendo sido inaugurada há menos de dois anos. "É um novo layout da marca", disse uma vendedora desconfiada com a pergunta. Além destas, está na fila a operação d'O Boticário, de perfumes, que também reformará sua loja no BarraShoppingSul; e a Magazine Luiza.
Outras lojas que passaram pelo mesmo processo já reabriram, como Arezzo e Jorge Bischoff, de calçados, Belshop, de cosméticos, e Jogê, Aramis e Porti, de roupas. A C&A também reformou seus espaços nos dois andares do shopping — a obra foi por partes, sem precisar fechar.
Esperando novas marcas
Fecharam recentemente a operação do Balanceado, que vendia saladas na praça de alimentação do terceiro piso, e a MP3 Arena, de jogos eletrônicos, no primeiro piso. Perto dali, também estão vagos espaços deixados há mais tempo pela Multisom e Dulce de Leche. Esses pontos estão sendo negociados, mas as marcas ainda não são revelados.
Próximas inaugurações:
- Voy (bolsas)
- Tepo (moda feminina)
- New Balance (artigos esportivos)
- Massa no Copo (alimentação)
- Hope Resort (roupas íntimas)
- Ophicina (roupas)
- Xbloom (alimentação)
As que recém inauguraram:
- UGG (botas)
- Danki (calçados)
- Intimissimi Uomo (roupa íntima masculina)
- Inter Store (artigos do Internacional)
* Colaborou Guilherme Gonçalves
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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