O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
O Canoas Shopping, na Região Metropolitana, está emprestando lojas a comerciantes que foram atingidos pela enchente de maio. Eles não pagarão aluguel durante quatro meses, apenas o custo da conta de luz. São oito espaços disponibilizados, sendo que três foram ocupados por lojas de roupas e uma de bicicleta. Os outros já estão negociados.
— Depois que o contrato acaba, eles não tem a obrigação de ficar. A ideia é que continuem, mas isso depende muito deles — diz a superintendente Marli Schneider.
O próprio shopping chegou a ficar alagado no térreo durante três dias A água chegou a 30 centímetros, o que prejudicou parte da mobília no empreendimento. No total, o Canoas Shopping tem espaços para 220 lojas, dos quais 150 estão ocupados. Os locais vagos são menores e, segundo Marli, representam apenas 15% da área total para locação.
— Das 70 lojas desocupadas, apenas oito estavam prontas para o comerciante entrar, com móveis, iluminação e a parte elétrica já prontas — completa a superintendente.
Elidiane Rodrigues é proprietária de uma loja de moda feminina no bairro Harmonia, em Canoas. Lá, a água chegou a quase 3 metros de altura. Havia recém passado por uma reforma duas semanas antes da enchente. A empresária diz que levará ao menos três meses para fazer os reparos no antigo espaço.
— Ficaríamos de forma online por no mínimo 90 dias, pois os custos com aluguel seriam algo fora da nossa realidade atual — conta a empresária, que se instalou no Canoas Shopping.
A loja de bicicletas de Eduardo Borges, que estava há 16 anos no bairro Mathias Velho, também foi atingida pela cheia e reabriu no shopping. O empresário estima ter tido prejuízo de R$ 400 mil.
— Conseguimos reabrir nossa loja de forma parcial, mas ainda está em obra. Esse espaço no Canoas Shopping vai proporcionar que a gente siga girando a roda da economia — diz.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna