Reaberto em julho do ano passado, o Cine Victória, no Centro Histórico de Porto Alegre, fechou novamente. Administrado pela rede Cult Cinemas, com unidades em Alegrete, Ijuí e Santiago, o cinema na Avenida Borges de Medeiros estava com baixo movimento, mesmo antes da enchente. A sócia Cristiane de Souza Brandolt diz que o prejuízo chegou a R$ 300 mil, contando reforma e multa rescisória paga ao deixar o espaço. A parte do letreiro onde estava escrito "By Cult Cinemas" foi retirada. O imóvel ainda não tem novo interessado e a administração cogita alugar para eventos.
— Foi prejuízo do início ao fim. Mesmo com muitas tentativas e ingresso a R$ 10, não tivemos um único mês "no verde". O aluguel em Porto Alegre é o dobro (do Interior). Também é difícil competir com os shoppings — diz a empresária.
Cristiane usará os equipamentos do Victória, como caixas de som e projetor, em outro cinema que abrirá. A cidade ainda está sendo definida, mas será no interior do Estado. Ela largou a carreira de engenheira metalúrgica para abrir cinemas.
— Em Santiago, onde entramos recentemente, a sala está "bombando" — diz.
Inaugurado em 1940, o Cine Victória fechou diversas vezes. Além de 2018, já havia sido fechado e reaberto nos anos 50, em 1999 e em 2015.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna