“Um data center é feito para não ser desligado”, suspira o presidente da Elea Digital, Alessandro Lombardi. Mas a operação da empresa foi, assim como outras de alta tecnologia que ficam no 4º Distrito, uma das regiões mais inundadas de Porto Alegre. Os prejuízos passam de R$ 1 bilhão no setor, que vinha sendo atraído para o local, como aposta estratégica da prefeitura.
Só a unidade da Elea Digital recebeu R$ 100 milhões de largada para ser instalada no ano passado, com potencial de o aporte chegar a R$ 400 milhões. Muitos equipamentos ficaram submersos. A operação de dados foi transferida para o data center da Elea no bairro Bela Vista, onde também passou a funcionar a base de dados da CEEE Equatorial, que teve a sua alagada na zona norte da Capital. A Elea coordenou uma logística emergencial para fornecer recursos essenciais para operações de tecnologia da informação (TI), como fibra óptica, conectores de rede e tomadas elétricas. A empresa, aliás, também comprou botes, que foram usados para resgatar pessoas.
O CEO Alessandro Lombardi tem estudado a recuperação econômica de Nova Orleans, cidade dos Estados Unidos que enfrentou o furacão Katrina. Será que o Rio Grande do Sul e Porto Alegre têm a mesma capacidade? O executivo avalia se manterá o data center no 4º Distrito e aguarda por parte da administração municipal sinais de segurança para a atividade econômica.
— Viemos para cá porque eu acredito que o Conesul passará por Porto Alegre. Mas precisamos que as outras empresas, que são nossas clientes, também acreditem nisso — diz ele. — O prejuízo da unidade, o seguro cobre. Mas a cidade tem que se reerguer e em pouco tempo. Nova Orleans levou três anos para retomar seu PIB. No quinto ano, já estava subindo.
Se olhar o curto prazo, a Elea Digital fechou em 10 dias uma venda que não faria em dois anos. Muitos, como a CEEE, tiveram que recorrer ao seu data center ileso no Bela Vista. Mas a reflexão de Lombardi se trata do médio e longo prazo.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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