O Banco do Brasil começou a operar ainda na sexta-feira o "Pronampe da enchente" (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Já a Caixa Econômica Federal está prometendo iniciar os empréstimos a partir desta segunda-feira (27). Com subsídio, a promessa foi de taxa nominal ao ano de 4%, ou seja, um juro baixíssimo. O ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, disse à coluna ainda na sexta-feira que uma nova medida provisória permitiria que Banrisul e cooperativas de crédito pudessem também emprestar.
Lembrando que a enorme expectativa para esta segunda-feira (27) é que o vice-presidente da República Geraldo Alckmin anuncie, em Caxias do Sul, medidas que tenham foco na recuperação dos grandes negócios do Estado. Em especial, linhas de financiamento especiais para compra de máquinas e aquisição ou reforma de imóveis, além de empréstimo para capital de giro, que permita recompor os estoques perdidos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna