Empresário de Porto Alegre que teve seus quatro bares e restaurantes atingidos pela enchente, Edemir Simonetti é taxativo ao dizer o que os empreendedores precisam: crédito e segurança. Ele também é diretor do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) e conversou com a coluna na orla do Guaíba, durante o programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Seus estabelecimentos são: 360 Poa Gastrobar e Baruno — na Orla —, Chalé da Praça XV e Bistrô Margs.
O senhor diz que a perda aqui no bar não foi "só" de 100%... Por que terá que destruir para reconstruir?
Aqui (no Baruno), salvamos estoque e móveis que conseguimos tirar, como mesas e cadeiras. Mas temos muito balcão pré-moldado. Isso não deu para tirar. Ninguém previa esse estrago. Temos que partir do menos zero, destruir, organizar, enquanto tem a folha do mês e não tem faturamento.
Como ficará o 360 Poa Gastrobar, que fica acima do Guaíba?
Parte ficou estragada, como o deque e todos os motores. Vamos arrumar, reabrir e ver o movimento de clientes. Em 2014, ele foi elevado em 1,2 metro, o que salvou. Se não, teria sido levado pela água.
E o bistrô no Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul)?
Está embaixo d'água, 1,5 metro ainda. Certamente, teremos a mesma imagem daqui (do Baruno, na Orla).
Precisa de empréstimo com juro baixo, de Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)?
Nós, empreendedores, precisamos de empréstimo com três anos de carência, sem juros e 10 anos para pagar. Aí, o empreendedor vai de novo. Ele não desiste, é teimoso, gosta de incomodação (brinca).
Qual é a importância de ter a segurança de que isso não vai acontecer de novo?
Aqui na Orla, sabemos que estamos expostos. Mas do muro para dentro, é determinante a segurança para investir a longo prazo. A cidade precisa. A prefeitura terá que dar essa segurança a longo prazo, ou os investimentos não virão. Salvar o CNPJ salva o emprego.
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna