Seis mil clientes gaúchos da Unimed Rio completam três meses sem atendimento, mesmo que a mensalidade siga sendo cobrada. São usuários da antiga Golden Cross ou pessoas que contrataram o plano diretamente com a cooperativa do Rio de Janeiro. Em crise, ela parou de pagar os serviços feitos por outras Unimeds para seus clientes. Então, as cooperativas do Sul, inclusive do Rio Grande do Sul, suspenderam consultas e exames, mantendo apenas atendimentos de urgência, acompanhamento de internados e alguns tratamentos, como oncológico e diálise.
Em 1º de abril, a carteira de clientes foi repassada — ao menos, no papel — à Unimed do Estado do Rio de Janeiro - Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj), que deveria ter se acertado com as outras Unimeds para retomar o atendimento a partir da data. Isso não ocorreu e várias pessoas estão buscando na Justiça decisões que garantam consultas e exames.
Sem regulação
Os prazos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estão sendo todos descumpridos, desde a transferência do plano em si até as respostas não dadas às reclamações registradas pelos benefícios. Apesar disso e de ser a agência reguladora do setor, a ANS não informa ter aplicado algum tipo de sanção ou mesmo instaurado algum processo administrativo para resolver a situação.
Sem previsão
Ainda em abril, a Unimed RS disse à coluna estar resolvendo questões operacionais e prometia normalizar o atendimento em breve. Procurada novamente, disse que os ajustes operacionais continuam, sem detalhá-los. Também questionada, a Unimed Ferj afirma estar trabalhando na regularização dos atendimentos. Não é dada previsão para retomada de atendimentos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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