Apesar de ser uma cooperativa do Rio de Janeiro, a Unimed Rio tem 6 mil beneficiários dos seus planos de saúde no Rio Grande do Sul. São parte pequena do total de 485 mil clientes, mas o suficiente para que a coluna esteja recebendo vários relatos de problemas com a suspensão dos atendimentos pelas Unimeds gaúchas. Esses usuários eram da antiga Golden Cross, mas também pessoas que contrataram o plano diretamente com a cooperativa do Rio.
Em crise, a Unimed Rio parou de pagar os serviços feitos por outras Unimeds para seus clientes. Então, as cooperativas do Sul decidiram suspender consultas e exames, mantendo apenas atendimentos de urgência, acompanhamento de internados e alguns tratamentos, como oncológico e diálise.
Agora, ficou acertado com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que a carteira de clientes da Unimed Rio será transferida em abril para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro - Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj), que informou à coluna ter retomado a conversa com o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS. A cooperativa do Estado do Rio de Janeiro disse que pretende, em breve, esclarecer aos beneficiários quais serão os próximos passos.
Enquanto não se resolve a situação, clientes da Unimed Rio estão bastante inseguros. Mesmo que a transferência ocorra adequadamente em abril, há um vácuo de tempo até lá.
Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna