A transferência total da carteira de clientes da Unimed Rio para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro - Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj) pode ser a solução para os clientes gaúchos que estão ficando sem atendimentos desde 28 de fevereiro. Vários deles são da antiga Golden Cross, mas há beneficiários que contrataram diretamente com a operadora do Rio de Janeiro, mas eram atendidos pela estrutura da Unimed do Rio Grande do Sul.
As cooperativas de saúde dos três Estados do Sul suspenderam consultas e exames por falta de pagamento da Unimed Rio pelo serviço. Decisão semelhante havia sido tomada pela Unimed Vitória, no Espírito Santo, ainda no ano passado. A crise financeira da Unimed Rio culminou com o repasse da carteira de clientes, definida em reunião nessa terça-feira (5) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com Unimeds, Ministério Público e Defensoria Pública. Entre as medidas acordadas, a Unimed Ferj ficará responsável pela dívida da Unimed-Rio.
A informação que vem sendo dada à coluna, por nota, é de que atendimentos de urgência, acompanhamento de pacientes internados e tratamentos sequenciais, como diálise e oncológico, estão mantidos. Consultas, porém, estão sendo desmarcadas por profissionais de saúde, o que não poderia ocorrer, segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). A coluna não obteve, da Unimed do Rio Grande do Sul, um posicionamento sobre estes casos.
Os hospitais Moinhos de Vento e Mãe de Deus afirmam estar seguindo a orientação da Unimed Porto Alegre. Na central de marcação, o Moinhos não está aceitando pedidos de consultas e exames. Já na do Mãe de Deus, não é possível marcar exames, mas consultas são aceitas.
A transferência de clientes ocorrerá em abril, informa a ANS. Após este comunicado, o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS disse aguardar a oficialização por parte da agência reguladora do novo modelo. Acrescenta que "após isso ocorrer, a situação será operacionalizada gradativamente", sem detalhar exatamente o que isto significa.
A Unimed Rio tem 485 mil clientes. Não foi informado quantos deles ficam no Rio Grande do Sul.
Colaborou Guilherme Gonçalves
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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