A transferência de todos os clientes da Unimed Rio, inclusive os gaúchos, para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro - Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj) ocorrerá no dia 1º de abril. Ao contrário do que alguns usuários estão sendo informados, isso ocorrerá de uma vez só e não por etapas, informa a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula o setor: "Todos os beneficiários que ainda estavam na carteira da Unimed-Rio passarão a ser da Unimed Ferj nesta data, não havendo, portanto, migração gradual."
A partir desta data, a Unimed-Ferj poderá ser multada se não oferecer a cobertura contratada pela Unimed Rio, acrescentou a ANS, sem dar detalhes sobre valores ou prazos. A cooperativa da capital do Rio de Janeiro, aliás, também é passível de sanção por negar atendimento, segundo a agência reguladora. Porém, ela não está pagando nem pelos serviços prestados pelas Unimeds do Rio Grande do Sul, o que levou à suspensão de consultas e exames dos clientes gaúchos a partir do dia 28 de fevereiro. Enquanto isso, as Unimeds do Rio Grande do Sul e a Unimed Ferj dizem continuar as negociações para retomada de atendimentos.
Até lá, clientes têm acionado a Justiça em busca de decisões que assegurem o atendimento até a retomada. Integrante do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o advogado Marcelo Tapai, inclusive, considera abusiva a suspensão do atendimento, considerando que as mensalidades estavam sendo cobradas.
— A obrigação de custeio das consultas, exames e tratamento hospitalar pela rede Unimed persiste, mesmo diante da suspensão de atendimento pela Unimed Rio. O sistema de intercâmbio entre as operadoras, como a Central Nacional e Unimed Seguros, estabelece uma rede colaborativa, tornando-as solidárias em relação aos consumidores — diz ele, lembrando que caso semelhante ocorreu com a Unimed Paulistana.
Para uma ação judicial, é recomendado ter protocolo de reclamação feita junto à ANS. Para trocar de plano de saúde, uma opção é fazer a portabilidade das carências para outra operadora.
— Infelizmente, o consumidor só poderá mudar para planos de saúde do mesmo padrão, valor de mensalidades e rede credenciada semelhante, elencados pela ANS em seu site e, muitas vezes, não há boas opções ou, em alguns casos, não existem opções.
Dos 6 mil clientes gaúchos da Unimed Rio, muitos eram da antiga Golden Cross. O restante contratou diretamente.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna