Com receio de invasão da água, bares na orla do Guaíba, em Porto Alegre, estão fechados desde essa terça-feira (30) e não pretendem reabrir nos próximos dias. Dono do Baruno, Edemir Simonetti acrescenta que o movimento de clientes é baixo. Ainda assim, por ficar mais alto, mantém aberto seu outro restaurante, o 360 Poa Gastrobar, conhecido pela estrutura envidraçada instalada acima do Guaíba.
Também fechadas, as duas unidades do Sunset Poa poderão ter seus equipamentos e estoques removidos. O proprietário Leandro Oliveira monitora o nível da água para decidir. Funcionários foram dispensados.
Em nota à coluna, a GAM 3 Parks, concessionária responsável pelo trecho 1 da Orla, informa estar orientando que os negócios não sejam mesmo abertos. Os quiosques e os restaurantes Pardo e Jardim de Creta também estão fechados.
A coluna encontrou apenas um estabelecimento aberto: o Espartano, que fica no trecho 3. Mas, se o Guaíba subir como o previsto para esta quinta-feira (2), o gerente Victor Weres irá fechá-lo. Ele conta que chegou a fazer barricadas nas portas na cheia de setembro do ano passado para a água não entrar.
— Colocamos sacos de areia — lembra Weres.
O Cais Embarcadero também não funcionou nesta quarta-feira (1º). A diretora Fabiana Marcon diz estar monitorando informações da Defesa Civil para decidir se abre nesta quinta.
Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna