"Ela que começou tudo". Foi assim que indicaram à coluna que conversasse com Gizeli Dalmás, dona da padaria e confeitaria Dalmás, na Rua Conde de Porto Alegre, uma das entradas do 4º Distrito, região que vem sendo revitalizada e agora enfrenta o pior da enchente de Porto Alegre. Na primeira vez que olhei Gizeli, ela era abraçada por outra empreendedora enquanto observava sua loja, ainda com água na porta. Nas vezes seguintes, porém, ela estava circulando entre as rodas de empreendedores que se formavam naquele início de alagamento na esquina com a Rua Santa Rita e que continuava a perder de vista, passando pela Avenida Farrapos.
Gizeli é meiga que só vendo, mas uma fortaleza que só vendo também. Ela é uma entre os que começaram naquele ponto do bairro Floresta o resgate de cerca 1,5 mil pessoas. Agora, estão preocupados com os saqueadores, que levam o que a água deixou. Na sequência, será limpar. Depois, trazer de volta os clientes.
A confeitaria Dalmás certamente terá os seus de volta, pois Gizeli conta que eles inclusive ajudaram nos resgates. Ela, aliás, ganhará uma nova cliente, a colunista aqui. Afinal, enquanto ela falava no Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a coluna recebeu uma mensagem do presidente da Federação das Associações Gaúchas do Varejo (FAGV), Vilson Noer, dizendo que ali é vendido o melhor pastel de Belém de Porto Alegre.
Assista à entrevista no Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna