Sete casas e um prédio no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, foram comprados ao longo dos últimos seis anos pela incorporadora CFL, que planeja construir um condomínio residencial no local. A soma dos terrenos atinge 5 mil metros quadrados, que representam quase o quarteirão inteiro, com frente para as ruas Regente, Tauphick Saadi e Pedro Ivo. O novo projeto que ficará no local dos imóveis comprados tem previsão de lançamento no segundo semestre de 2024. À coluna, o CEO da CFL, Luciano Bocorny, comentou de onde está vindo a inspiração para o projeto.
— As pessoas vão para os condomínios do Litoral e voltam para Porto Alegre com vontade de ter a mesma estrutura onde moram. Mas é difícil ter um terreno grande nas regiões nas quais vivem, que tenham serviços e boa infraestrutura no entorno para serem frequentados a pé. A ideia é oferecer isso neste projeto — detalhou.
E comércio não faltará por lá. Ao lado, tem a primeira loja da Banca do Holandês fora do Mercado Público. Em breve, também será inaugurado o Bourbon Carlos Gomes, complexo que inclui uma grande torre comercial da Uma Incorporadora. A região é conhecida por concentrar escritórios de grandes empresas e estava precisando mesmo de opções de alimentação, o que será uma forte aposta do shopping.
— Brincamos que "fabricamos" terrenos. Chegamos a ficar uma década trabalhando em um endereço até concretizar o empreendimento — conta Bocorny, que considera a área do novo projeto uma "joia" no mercado imobiliário da Capital.
No Country Club
Outro projeto impactante da CFL é o que fica da Avenida Nilo Peçanha, junto ao Porto Alegre Country Club, onde a incorporadora está erguendo três torres – uma comercial (o NL 2800), outra residencial (o Estância Residências do Golfe) e, uma terceira, que será um hotel com 84 quartos.
— Era uma esquina de 2 mil metros quadrados que atraía muitas propostas, mas a família proprietária já tinha dito "não" para todo o mercado. A exigência era 40% de permuta — lembra o CEO da CFL. — A oportunidade de negociação surgiu com as obras de extensão da Rua Anita Garibaldi e a reconfiguração do terreno do Country Club, que desmembrou algumas áreas.
O terreno que a incorporadora conseguiu formar no local soma 9 mil metros quadrados.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna