Abrirá na semana que vem a segunda loja da Banca do Holandês fora do Mercado Público. Com 220 metros quadrados, a unidade recebeu investimento de R$ 3 milhões e está em fase final de obras. A nova operação ficará no Plínio Mall, na Avenida Plínio Brasil Milano, número 1689, no bairro Higienópolis.
Dos produtos comercializados, 70% são importados de 20 países. Os itens também serão usados no preparo de pratos pelo chef gaúcho Felipe Di Sicca, como sanduíches e tábuas de frios. Os clientes poderão consumi-los em mesas no local.
O sócio Sérgio Lourenço, que toca o negócio com a esposa Adriana Alcântara e os filhos Lourenço Rosa e Renata Alcântara, destaca que o projeto foi inspirado em mercados da Espanha. A operação funcionará de segunda a sábado, das 9h às 20h, mas os sócios avaliam também abrir aos domingos.
— Tudo depende de como o público vai reagir — pondera Lourenço.
A unidade terá 30 funcionários e estacionamento com 30 vagas de carro. O projeto é do escritório Dino Damiani Arquitetura.
Fundada em 1919, a Banca do Holandês conta também com outra loja fora do Mercado Público, inaugurada em 2021 na Rua Pedro Ivo, no bairro Bela Vista. Já o seu centro de distribuição de 2 mil metros quadrados fica no bairro Floresta, de onde saem os produtos vendidos nas lojas e no e-commerce. Para 2025, a banca planeja abrir outra loja, que ficará na zona norte de Porto Alegre.
Relembre a entrevista do podcast Nossa Economia, de GZH, feita com a família que comanda a Banda do Holandês:
Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna