O que os porto-alegrenses farão com o 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2024 que começou a ser pago nesta semana? Uma curta e objetiva pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) mostrou que exatamente metade dos entrevistados usará o dinheiro para pagar dívidas. É uma boa, considerando que a inadimplência entre os gaúchos está em quase 40%, se aproximando do recorde.
Em segundo lugar entre as opções mais citadas, com 26,9%, está deixar o dinheiro na conta corrente. Poderiam, ao menos, colocar na poupança para rentabilizar um pouquinho. Na sequência, isso aparece, já que 25,6% pretendem colocar em aplicações financeiras.
Na sequência, aparecem as opções de compras. A intenção começa com a aquisição de itens para casa, como móveis e decoração. Depois, a vontade é de usar o dinheiro para presentear alguém. Reforma da casa também aparece na lista de vontades, assim como guardar dinheiro em casa, viajar e, lá no final, comprar algo para si.
O Rio Grande do Sul receberá R$ 5,61 bilhões com o pagamento, segundo cálculo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA). O depósito da primeira parcela começou na quarta-feira (24) para quem recebe até um salário mínimo. O calendário se inicia em dois de maio para benefícios maiores do que este valor. Já a segunda parcela ficará para a próxima folha de pagamento (Veja as datas detalhadas na tabela no final da coluna). Terão direito pessoas que, em 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social.
Destinação do dinheiro pela pesquisa do Sindilojas POA (múltipla escolha):
- Pagar dívidas 50%
- Deixar o dinheiro na conta corrente 26,9%
- Fazer investimentos/aplicar na poupança 25,6%
- Comprar artigos para casa (móveis e decoração) 11,5%
- Presentear alguém 7,7%
- Reformar/consertar a casa/apartamento 5,1%
- Guardar o dinheiro em casa 3,8%
- Viajar 2,6%
- Comprar artigos para si 1,3%
Confira o calendário do INSS:
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna