Será difícil, mas não é impossível o governo gaúcho vir a propor uma alíquota menor no projeto para aumentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Foi essa a sinalização do governador Eduardo Leite aqui em Hannover, na Alemanha, ao ser questionado sobre o apoio que o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, disse à coluna que daria à elevação para 18%, um percentual intermediário. Lembrando: hoje está em 17%, o governador propôs 19,5% e desistiu por falta de apoio na Assembleia e a proposta de agora é de 19%, com previsão de ser votada em 14 de maio.
— O ideal é liquidarmos essa história agora. Vai ter eleição municipal, articulação para as estaduais, ambiente político difícil para resolver termas sensíveis como esse — disse Leite, mas sem descartar a negociação. — O presidente Petry demonstra sempre capacidade de diálogo, também de interação, com muita responsabilidade, sem arroubos, sem ataques fáceis - continuou, sinalizando também que haverá mais conversas no seu retorno ao Brasil. Petry fica aqui na feira até o final da semana.
Ao pedir para "fechar este capítulo" logo, o governador também se refere à dificuldade de atender ao pedido da Fiergs para deixar a discussão para o segundo semestre para avaliar a arrecadação com a entrada de safra cheia após duas estiagens. Leite, porém, diz que isso já está contabilizado e que não é suficiente para as despesas que o Estado terá. Após a entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o governador ainda enfatizou à coluna o impacto de cada ponto percentual do ICMS: R$ 1,5 bilhão de arrecadação.
O avanço ou não das tratativas para modificar a proposta certamente passa pelo monitoramento de como estão as chances para o projeto passar na Assembleia. Se deputados travarem de novo, como fizeram com a primeira proposta e com o revés aos decretos de corte dos incentivos, deve ocorrer uma flexibilização.
* A coluna viajou a Hannover a convite da Fiergs.
Leia o que já foi publicado sobre a feira em Hannover.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna